Saturno: astrologia, significado e influência

SATURNO ASTROLOGIA

Saturno na Astrologia:

  • Regente: Capricórnio
  • Exaltação: Libra
  • Detrimento: Câncer
  • Fraqueza: Áries

O que Saturno representa na Astrologia?

Saturno é o planeta mais distante que pode ser visto a olho nu. É o limite do sistema solar “natural”, porque os outros 3 planetas que estão além de Saturno são sobrenaturais em certos aspectos. Saturno simboliza o ser humano que aprendeu todas as suas duras lições com a vida terrena e está pronto para entrar no domínio dos planetas misteriosos (Urano, Netuno e Plutão). Portanto, Saturno também é conhecido como “o Guardião no Limiar”.

⇒ Faça um Curso Online de Astrologia! ⇐

Onde Júpiter representa expansão, Saturno representa o oposto: redução, limitação. Ambos são indispensáveis. Limita as transições de marca e indica qual é o limite extremo. Saturno é o símbolo daqueles limites da vida que não podem ser cruzados.

Quando Saturno está bem situado no mapa de nascimento, o indivíduo é parcimonioso, diligente, perseverante, confiável, estável, paciente e possui a capacidade de se concentrar. Saturno é também o planeta da justiça estrita. É conservador e prático e afeta os elementos da vida física; indica carreira e ambição.

Quando colocado desfavoravelmente, um é egoísta e mesquinho; a indiferença prevalece. Saturno representa tudo o que é antigo, rígido e tradicional e simboliza o materialismo, o sofrimento, a angústia, os retrocessos, o desapontamento e a inimizade. Também o fracasso, a ganância, a avareza, a opressão, o ódio, a pobreza e as doenças crônicas pertencem ao seu domínio. Saturno tem um efeito de desaceleração nas coisas em geral.

Ascetas, eremitas, o sábio estudioso vivo, o avô; a velhice e os idosos em geral pertencem ao domínio de Saturno. Também todas as religiões que têm um deus da vingança; religiões que preenchem a vida dos homens com sacrifícios, obrigações e penitência.

Características Positivas de Saturno

Tenacidade, ponderação, perseverança, mente analítica, capacidade de concentração. Solidez, rigor, controle de emoções, um caráter muito reservado.

Características Negativas de Saturno

Egoísmo, desconfiança, pessimismo, misantropo, rancoroso e teimoso. Difícil e rígido. suscetível à depressão.

Outras Associações de Saturno na Astrologia

  • Signo do Zodíaco: Capricórnio
  • Casa: Décima casa
  • Anatomia: Espinha dorsal, calcificações, todas as anormalidades do sistema esquelético e dos dentes
  • Cor: Preto, a cor do luto. Também verde escuro, marrom escuro
  • Metal: Chumbo
  • Pedra preciosa: Ônix, obsidiana
  • Idade: De 49 a 56 anos, consciência da tarefa pessoal nesta vida
  • Dia: Sábado
  • Símbolo: Cruz triunfante sobre o crescente que simboliza a alma

Profissões mais comuns: acadêmicos, pesquisadores, arquivistas, oficiais, historiadores, colecionadores, espeleólogos, trabalhadores de esgoto, escavadores, mineiros e pedreiros. A posição de Saturno em seu mapa de nascimento revela como você se relaciona com as responsabilidades. Saturno ensina você a trabalhar duro e desempenha um papel importante em seu trabalho e carreira.

Saturno rege o signo de Capricórnio

Astronomia Básica de Saturno

O último dos planetas, em ordem do Sol, que pode ser visto a olho nu. O planeta leva cerca de 30 anos para orbitar o Sol. Saturno é facilmente distinguido dos outros planetas por seus anéis marcantes.

Saturno na mitologia

Ele é o Mestre e o Deus da Colheita (Cronus) e ele representa o poder do autocontrole

Saturno na Astrologia

O Saturno “Velho Sábio” traz um senso de dever e responsabilidade para nossas vidas. No mapa natal, este planeta indica a direção que será tomada, se seguirmos nosso senso de dever e disciplina para alcançar nossa aspiração. Na interpretação gráfica, a posição de Saturno por signo, casa e aspecto indica que tipo de lições devem ser aprendidas, dificuldades e limitações conquistadas para crescer e adquirir maturidade, sabedoria e aceitação. Da mesma forma, este planeta representa limites, limitações e restrições e, no outro extremo do espectro, suas qualidades são estabilidade, praticidade, trabalho e economia.

Palavras-chave: experiência, responsabilidade, ordem, autoridade, controle, paciência, velhice, frieza e medo.

O que esperar de Saturno na Astrologia?

Se você tem Saturno forte ou alguns planetas em Capricórnio em seu mapa, é provável que você se identifique com esta citação “Todo mundo precisa de um certo nível de miséria em sua vida para ser feliz”

Saturno, planeta de aspereza, estrutura e trabalho duro. É considerado o governante de Capricórnio, e tradicionalmente era também o governante de Aquário. Sua casa natural é a 10ª casa.

Características astronômicas de Saturno

Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar. É um gigante de gás que possui o sistema de anéis mais distinto e detalhado, composto principalmente de gelo de água. Tem alguns dos ventos mais rápidos no sistema solar. É o menos denso de todos os planetas (considerando a média entre seu núcleo rochoso e todos os seus gases). Suas cores são na maior parte suaves, amareladas, mas Saturno tem uma estrutura de nuvem hexagonal mais original em torno de seu pólo norte.

Qualidades astrológicas de Saturno

Saturno é social na medida em que procura estabelecer-se dentro da sociedade, em vez de considerar seus ventos predominantes ou em conjunto com ele. É intrínseco em que sua função é mais discreta e discriminativa por natureza.

Função de Saturno

Saturno é principalmente a função estrutural da sociedade. É o planeta que estrutura a sociedade e a mantém, através da organização, persistência e determinação, cautela e supervisão. Tende a se identificar com autoridade e ordem. É gerencial por sua natureza.

É principalmente um planeta de muito trabalho e responsabilidade, maturidade. Também pode diminuir a sensibilidade a todos os sofrimentos, cristalizando as emoções, às vezes também trazendo consigo algum embotamento psicológico subjacente e masoquista. Em um gráfico fortemente emocional, pode trazer uma natureza mais contorcida e problemática.

Sua natureza é altamente crítica, afiada e bastante elitista. É mais disciplinar em natureza, acredita em punição adequada. Pode ser ditatorial em relação aos seus subordinados, especialmente em um gráfico que carece de influências atenuantes.

Mais geralmente, Saturno é a sede da lei e da ordem. Tem uma queda por questões sociais e, muitas vezes, transmite reivindicações de legitimidade para exercer poder crítico. Aqueles que nascem sob seus raios podem estar ansiosos para ser juiz e carrasco.

Outras influências de Saturno

Em cartas não-natal, Saturno pode refletir dificuldades, especialmente à medida que elas surgem por falta de tato e sensibilidade, falta de consideração, auto-interesse excessivo e outros cálculos frios, se da pessoa em questão, outros ao seu redor, ou ambos. Por outro lado, em um cenário bom, pode refletir-se mais significativamente através da organização, do trabalho árduo em algum objetivo, do profissionalismo e dos sucessos através da experiência e do conhecimento, através das qualidades de domínio e sinal da casa.

Vocações Saturnianas

A influência de Saturno na vocação é bastante maleável e a direção exata que ela toma é mais influenciável pelos outros planetas, Saturno apenas a torna mais séria, profissional, focada e ambiciosa. No entanto, Saturno tende a empurrar nessa direção.

Gestão Corporativa ou Administração

Negócios e empreendedorismo relacionado – especialmente com o empreendedor 9º.

Auto-emprego, em relação ao foco da casa do Sol e Mercúrio. Especialmente com um forte Marte.

Trabalho governamental

Autoridade ou Polícia – especialmente com influências de Escorpião ou as do legítimo 9º.

Educação – especialmente com fortes influências de Mercúrio e Júpiter.

Arquitetura – especialmente apoiada por misturas de influência do empreendedor 9º, de de Urano, de imaginativo de Netuno ou Peixes. O 10º gerencial pode, às vezes, aparecer além ou em vez do 9º.

Conheça todos os trânsitos de Saturno

 

Astrólogo com mais de 32 anos de profissão. Estudioso de Astrologia desde 1986, consultor, escritor, conferencista nacional e internacional. Atualmente à frente do Oficina de Astrologia realizando a divulgação de cursos, palestras e workshops em diversas cidades do país e do mundo 🌎.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *