Mercúrio retrógrado: tudo o que você precisa saber

mercúrio retógrado

Mercúrio Retrógrado: Você pode ter ouvido amigos dizerem: “Oh, não – Mercúrio está prestes a retrogradar de novo!” Se você não conhece astrologia, talvez tenha se perguntado sobre o que eles estavam falando. De todos os aspectos planetários, este parece atrair a maior atenção dos leitores, e certamente gera mais correspondência.

A razão para o seu interesse é clara – esse fenômeno é um dos poucos que afeta a todos de uma maneira razoavelmente uniforme, e seus efeitos são sempre óbvios. Uma vez que você comece a prestar atenção em como os eventos em sua vida mudam durante essas fases, você logo verá como é importante tomar nota deles.

Manter o controle dos períodos retrógrados de Mercúrio pode permitir que você aumente sua produtividade e evite pelo menos parte da frustração que eles podem causar. Vamos olhar de perto para Mercúrio retrógrado e o que isso significa para você.

Períodos Retrógrados de Mercúrio de 2018 a 2020

Mercúrio retrógrado em 2018

  • 22 de março a 15 de abril de 2018
  • 26 de julho a 18 de agosto de 2018
  • 16 de novembro a 6 de dezembro de 2018

Mercúrio retrógrado em 2019

  • 5 a 28 de março de 2019
  • 7 a 31 de julho de 2019
  • 31 de outubro a 20 de novembro de 2019

Mercúrio retrógrado em 2020

  • 18 de fevereiro a 9 de março de 2020
  • 17 de junho a 12 de julho de 2020
  • 13 de outubro a 3 de novembro de 2020

Mercúrio retrógrado em 2021

  • 30 de janeiro a 20 de fevereiro de 2021
  • 29 de maio a 22 de junho de 2021
  • 27 de setembro a 18 de outubro de 2021

Mercúrio retrógrado em 2022

  • 14 de janeiro a 3 de fevereiro de 2022
  • 10 de maio a 2 de junho de 2022
  • 9 de setembro a 2 de outubro de 2022
  • 29 de dezembro a 18 de janeiro de 2022

Mercúrio retrógrado em 2023

  • 29 de dezembro de 2022 a 18 de janeiro de 2023
  • 21 de abril a 14 de maio de 2023
  • 23 de agosto a 15 de setembro de 2023
  • 13 de dezembro de 2023 a 1 de janeiro de 2024

Mercúrio retrógrado em 2024

  • 01 de janeiro de 2024
  • 1 a 25 de abril de 2024
  • 4 de agosto a 28 de agosto de 2024
  • 25 de novembro a 15 de dezembro de 2024

Calendário 2018 para Mercúrio Retrógrado

Confira e baixe o calendário completo de Mercúrio Retrógrado em 2018.

Visualizar o calendário de mercúrio retrógrado 2018.

Mercúrio realmente se move para trás?

Mercúrio não se move de fato para trás. Se você fizer um pouco de observação das estrelas, verá que Mercúrio parece se mover para trás, exatamente como os antigos astrólogos perceberam há milhares de anos. Depois de um tempo – no caso de Mercúrio, um período de três semanas e meia – o planeta se inverterá e avançará novamente.

Como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é muito mais curta que a da Terra. Cerca de três ou quatro vezes por ano, Mercúrio acelera além da Terra, e é quando experimentamos um período retrógrado de mercúrio. Se você estivesse em um carro e outro carro passasse por você, você poderia dizer que estava indo mais rápido do que você. Mas se ele diminuísse e você passasse por ele, pareceria que aquele carro estava realmente indo para trás. Então, quando o outro carro acelera e passa por você novamente, ele levanta toda a poeira na estrada. Enquanto Mercúrio se aproxima, é como um trem voando, criando uma poderosa e turbulenta rajada de vento. A turbulência e a ruptura que Mercúrio cria quando retrograda podem afetar o que sentimos na Terra em nossas vidas cotidianas.

⇒ Faça um Curso Online de Astrologia! ⇐

Na astrologia, sempre acreditamos que a seguinte regra é verdadeira: “Como acima, também abaixo”. Com isso, queremos dizer que há uma relação fractal entre as órbitas dos céus e a atividade humana aqui na Terra. Essa idéia permeia toda a astrologia e é um conceito muito bom para se ter em mente.

Áreas da vida regidas por Mercúrio

Mercúrio governa todos os tipos de comunicação, incluindo ouvir, falar, aprender, ler, editar, pesquisar, negociar, vender e comprar. O Mercúrio também rege todos os contratos e contratos formais, bem como documentos importantes, como manuscritos de livros ou documentos de termo, acordos, escrituras, contratos, arrendamentos, testamentos e assim por diante.

Estão incluídos no domínio deste planeta todos os tipos de código, incluindo códigos de computador, bem como transporte, envio e viagem. Quando este planeta retrocede, essas áreas tendem a ficar embaralhadas ou descontroladas.

Por que isso acontece? Quando um planeta retrocede, astrologicamente ele está em um estado de repouso ou sono. Portanto, enquanto Mercúrio sonha, as atividades que ele governa não têm o benefício de um planeta bem-funcionado e bem-vigiado para supervisioná-las. Espere um certo grau de pandemônio para seguir!

O que você deve – e não deve – fazer durante uma fase retrógrada de mercúrio

Não faça movimentos importantes quando Mercúrio estiver retrógrado. Nada será resolvido com sucesso para o futuro durante estes períodos de qualquer maneira – você achará quase impossível estabelecer um plano. Durante um período retrógrado, é difícil obter decisões dos outros. Mesmo que uma decisão seja tomada, ela estará sujeita a mudanças, seja logo após Mercúrio se transformar em movimento direto ou muito mais tarde.

Os períodos retrógrados de mercúrio não seriam bons momentos para fazer qualquer coisa que envolvesse comunicações, como o lançamento de uma revista, website ou uma campanha publicitária ou publicitária.

Essas fases também são consideradas tempos ruins para lançar novos empreendimentos, mesmo que não estejam relacionados aos setores de comunicações.

Da mesma forma, um período retrógrado não é um bom momento para assinar qualquer contrato ou mesmo para apertar as mãos em novos acordos. Não feche em uma casa durante este período nem assine um contrato de aluguel. Acordos verbais são considerados os mesmos que os escritos. O ambiente será bastante fluido e mutável, não importa o que seja dito ou o que você pensa.

Não é que as pessoas com quem você está lidando sejam necessariamente duplicadas. É só que ninguém pode prever quais serão as condições depois. Se você começar um novo emprego, não será necessariamente a posição que você achou quando aceitou. Se você é um gerente, terá dificuldade em escolher o candidato certo para o cargo, portanto, se puder, adie a contratação de alguém. Se você comprar uma casa, os problemas podem surgir mais tarde e completamente imprevistos.

Evite cirurgias quando Mercúrio, Vênus e Marte estiverem retrógrados

Claro, se você tiver uma emergência, você deve fazer uma cirurgia. Em outros momentos da vida, temos uma escolha sobre quando agendar uma operação ou procedimento. Nesses casos, como a cirurgia plástica, é melhor evitar os períodos retrógrados de mercúrio. Estes são períodos em que os erros são mais propensos a acontecer do que em outros momentos, ou quando o julgamento está errado. Seu cirurgião está sob as mesmas condições que você, então eu sugiro esperar.

Eu também sugiro fortemente que você evite cirurgia plástica quando Vênus retrograda, porque Vênus rege a beleza, e todo o propósito da cirurgia é melhorar sua aparência.

Marte rege toda a área da cirurgia, então você gostaria que Marte estivesse na melhor forma possível também. Diz-se que não há uma operação por parte do corpo que o sinal de Marte está se movendo através de regras. Por exemplo, se Marte estiver em Capricórnio, não seria a melhor hora para uma operação no joelho porque o Capricórnio domina os joelhos. Dizem que Marte aumentará a dor e o inchaço. Uma lua cheia no momento da cirurgia aumentará o sangramento. Nós fazemos o melhor que pudemos.

Novamente, deixe-me reiterar: se você tiver uma emergência, não se preocupe com nenhuma dessas regras – faça sua cirurgia. Eu tive que fazer uma cirurgia muito séria, desencadeada por um novo eclipse solar da lua, na parte errada do corpo (porque Marte estava no signo governando a parte do corpo que estava sendo afetada pela cirurgia). Evidentemente, foi uma cirurgia difícil, mas foi um grande sucesso. Se precisar de cirurgia, faça isso!

Marte será retrógrado

  • 26 de junho a 27 de agosto de 2018 no ar-sinal Aqua. termina o signo de terra Capricórnio
  • 9 de setembro a 13 de novembro de 2020 em signo de fogo Áries
  • 30 de outubro de 2022 a 12 de janeiro de 2023 em signos de Gêmeos
  • 6 de dezembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025 em Leão e termina em um signo de água

Vênus será retrógrado

  • 5 de outubro a 16 de novembro de 2018 em signo de água Escorpião, termina em signo de ar Libra
  • 13 de maio a 25 de junho de 2020 em signos aéreos Gêmeos
  • 19 de dezembro de 2021 a 29 de janeiro de 2022 na terra-signo de Capricórnio
  • 22 de julho de 2023 a 23 de setembro de 2023 em signo de fogo
  • 1 de março de 2025 a 12 de abril de 2025 em signo de fogo Áries, termina em signo de água Peixes

Que outras aspectos de Mercúrio retrógrado você deve observar?

Como Mercúrio rege o correio e o envio de informações, tenha cuidado extra ao enviar documentos importantes. Se você enviar faxes, ligue para as pessoas do outro lado para que eles saibam que seus documentos estão esperando por eles. Caso contrário, eles nunca poderão vê-lo. Se você trabalha em um escritório e precisa fotocopiar um documento importante, não se esqueça de recuperar o original. Seja igualmente cuidadoso com quem você envia e-mails. Você não deseja enviar um e-mail particular para a pessoa errada ou ter um e-mail confidencial encaminhado para outras pessoas.

Seu cliente pode de repente mudar de direção em um projeto em que você está trabalhando e dar novas instruções, o que pode exigir que você descarte parte do trabalho que você fez. As comunicações erradas são abundantes, por isso, durante esses períodos, mantenha um resumo do que você acha que a outra pessoa acabou de lhe contar. Vá a milha extra – você será feliz que você fez!

⇒ Faça um Curso Online de Astrologia! ⇐

Períodos retrógrados de mercúrio são notórios por causar a queda de computadores e por máquinas, aparelhos e outros dispositivos eletrônicos mostrarem sinais de desgaste, exigindo reparos urgentes. Faça backup do seu computador antes de qualquer período retrógrado de Mercúrio. Se você planejou instalar um novo software em seu computador pessoal (ou, se você trabalha em TI, em sua rede), espere até que o período retrógrado termine para fazê-lo. Coisas estranhas acontecem durante esses períodos. Por exemplo, você pode de repente descobrir que vendeu um disco rígido com defeito, mesmo que ele nunca tenha lhe causado problemas no passado, pelo menos não até você criar esse documento vital e todo o seu sistema ficar inativo.

Mercúrio também rege comércio e comércio, por isso não compre ou venda nada caro durante as fases retrógradas. Muitas vezes você vai achar que o item que você quer está fora de estoque. Se você comprar algo caro, como um carro, computador ou jóias, por exemplo, pode se arrepender da compra mais tarde. Se você está comprando ou vendendo uma casa, espere problemas, erros, atrasos e contratempos. As únicas vezes em que você pode comprar algo caro durante um período retrógrado são retornando algo que você já comprou.

Computadores, itens de alta tecnologia, eletrodomésticos, automóveis e outras máquinas e aparelhos eletrônicos são altamente suscetíveis ao mercúrio em um período retrógrado. Mercúrio governa as partes móveis, de modo que pode ser uma das razões. No entanto, outras coisas acontecem. Você compra um ar condicionado e 30 dias depois descobre que ele foi colocado à venda por muito menos do que você pagou. Ou você por um smartphone caro durante um retrógrado só para soltá-lo (e rachar sua tela) ou perdê-lo logo depois. Realmente vale a pena esperar para comprar eletrônicos.

Nos últimos anos, Mercúrio sempre parecia retrogradar durante a temporada de compras natalinas. Por exemplo, em 2011, Mercúrio foi retrógrado de “Black Friday” (onde os varejistas vão para o preto porque todo mundo adora fazer compras na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças, 25 de novembro) até o final do dia 13 de dezembro.

Se você estiver dirigindo uma distância significativa durante um período em que Mercúrio está retrógrado, leve mapas extras (ou certifique-se de que seu GPS está atualizado), certifique-se de ter gás suficiente e verifique se você tem o endereço correto e instruções claras de direção. Se o seu carro estiver fazendo sons estranhos, inspecione-o antes de sair; você não quer que um problema surja quando você está na estrada. Se você estiver voando, verifique com sua companhia aérea se o seu voo decolará a tempo. Tenha sua bagagem bem marcada para que ela não seja perdida ou enviada para o aeroporto errado e traga seu iPod e um bom livro para o aeroporto, pois pode haver muitos atrasos.

Algumas pessoas não viajam quando Mercúrio está retrógrado, e talvez isso seja sensato se sua viagem for voltada para os negócios. No entanto, se você está voltando para ver um ex-cliente com quem já trabalhou no passado, viajar durante o retrograde é bom. Os vendedores sabem que os negócios são sempre mais prováveis ​​de clientes antigos. Se você está em vendas, dê atenção especial a todos os seus ex-clientes durante essas fases.

Você pode fazer uma viagem por prazer durante esses períodos. Na verdade, este poderia ser um momento perfeito para ir, pois você se distancia de tudo, e todos no escritório sentirão o retrocesso – eles perderão sua rápida capacidade de resolver problemas e conselhos enquanto você estiver ausente! Durante uma fase retrógrada, você pode querer viajar para um lugar de sua infância que você amava, mas não via há muito tempo. Pode ser muito divertido, porque voltar a lugares que você conhece é o preferido.

O esquecimento pode ser um problema durante essas fases. É mais provável que você deixe seu bilhete ou passaporte na sua mesa em vez de colocá-lo no bolso; deixe seu celular, óculos de sol ou luvas no banco de trás de uma cabine; ou tranque-se do seu carro ou casa. Eu sempre aconselho que você grave seu cartão de visita na parte de trás do seu computador ou caso de smartphone, e coloque seu cartão em seu estojo segurando seus óculos no caso de um desses tesouros ser perdido.

Sugiro também que, se você comprar um cartão-presente para alguém, copie o número de série do cartão para que, se você ou seu destinatário perder o cartão, você possa substituí-lo rapidamente pelo varejista. (É claro, mantenha o recibo grampeado na fotocópia. Alguns varejistas podem lhe dar um recibo de presente com o número de série no recibo, para que você não tenha que se dar ao trabalho de ter o cartão fotocopiado. copie também nos seus registros, pois o seu destinatário pode perder tudo!) Diga ao seu destinatário que você está tomando precauções, no caso de ele perder o seu presente e ser muito tímido para lhe dizer que o fez! Muitas vezes há uma comédia de erros em torno de Mercúrio retrógrado!

Enquanto estivermos no assunto de fotocopiar documentos importantes, fotocopie seu passaporte e também dê uma cópia a seus familiares. Se você perder seu passaporte, você terá uma cópia para mostrar o escritório de passaportes, e isso tornará as coisas muito mais fáceis para você! Faça isso hoje, enquanto você está pensando nisso!

O romance tende a descontrolar-se também durante os períodos retrógrados de Mercúrio. Casais tendem a criar falhas de comunicação que, por sua vez, podem causar um efeito dominó de erros. Tente não tirar conclusões precipitadas e continue lutando por clareza. Seu namorado ou esposa também pode ter uma súbita mudança de opinião. Por exemplo, se o seu namorado ou namorada disser: “Eu quero terminar”, ele ou ela poderia dizer mais tarde: “Não, não vamos! Eu realmente não quis dizer isso! ”Isso é porque as pessoas não estão sempre pensando diretamente durante essas fases. O mercúrio retrógrado é notório por criar confusão.

Tenha em mente que Mercúrio retrograda em três diferentes signos do zodíaco durante o ano. Se retrogradar em seu signo, atrasos e frustrações se tornarão ainda mais pronunciados do que o normal. Neste caso, tente ser ainda mais vigilante e checar as propostas, idéias, esforços criativos e outros planos para erradicar falhas ou suposições incorretas. Sempre vá a milha extra para encontrar erros durante um retrógrado. Esses períodos exigem uma abordagem lenta e deliberada.

Uma verdade útil sobre o mercúrio retrógrado

As coisas estão no fluxo, mas você não sabe muito bem disso.

Quando Mercúrio retrogradar, pense nele como um sinal instantâneo de que o vento está mudando de direção. Algo está em fluxo na estrada à frente, mas o problema é que tudo parece o mesmo e imutável. O que torna esses períodos tão difíceis é que você não pode ver ainda que eles estão prestes a mudar, muitas vezes radicalmente.

Digamos que você tome uma nova posição enquanto Mercúrio está retrógrado. Depois de começar, a empresa inicia procedimentos extremos de corte de custos e, de repente, você descobre que perderá algumas das pessoas que se reportam a você. Além disso, o seu título muda – não da maneira que você gosta. Neste exemplo típico, você não tinha ideia de que esses procedimentos estavam sendo planejados, e se você soubesse, nunca teria aceitado o emprego. Coisas assim acontecem o tempo todo quando Mercúrio está fora de fase. Não aceite um emprego quando Mercúrio estiver retrógrado e também não comece um durante um retrógrado.

Uma chave para a solucionar qualquer problema retrógrado de mercúrio

Ela se encontra nos elementos de Mercúrio: fogo, terra, ar ou água

Todos os anos, Mercúrio favorecerá um elemento em detrimento de outro. Em 2012, o Mercúrio retrocedeu em sinais de incêndio, o que nos diz que precisamos aplicar soluções completamente novas, visionárias e inovadoras para o problema que surge. Os signos de fogo são altamente criativos e também corajosos e pioneiros – não tenha vergonha de sugerir uma solução muito incomum. Sinais de fogo também pensam em uma grande escala, então você deve pensar dessa maneira ao atacar o problema também.

Se Mercúrio retrogradar em um signo de terra, seja muito prático em encontrar uma solução e aderir estritamente aos limites de tempo ou orçamento. O dinheiro geralmente desempenha uma grande parte tanto do problema quanto da resposta quando Mercúrio está retrógrado. Você provavelmente faria melhor não sugerindo uma idéia de céu azul, que teria funcionado com Mercúrio em um sinal de fogo.

⇒ Faça um Curso Online de Astrologia! ⇐

Se Mercúrio retrogradar em um signo de ar, muita discussão terá que ocorrer, pois os sinais de ar são altamente comunicativos. Converse com muitas pessoas e pesquise suas respostas. Faça muita pesquisa também. Os sinais aéreos são analíticos e modernos – você pode ouvir falar de uma solução tão nova que você nem sabe que isso é possível. Use a resposta que lhe parecer melhor depois de passar por esse processo e certifique-se de que você é objetivo e não é emocional ao escolher sua resposta.

Se Mercúrio retrogradar em um signo de água, use sua intuição. A pesquisa pode ser conduzida pela forma como as perguntas são feitas, por isso, se a sua pesquisa disser alguma forma, mas a sua intuição lhe disser para rejeitar a pesquisa, siga o seu instinto. O intelecto só pode nos levar tão longe; muitas vezes nossa inteligência emocional é mais precisa. Se Mercúrio retrogradar em um signo de água, é um sinal instantâneo para começar a ouvir aquela pequena voz dentro dela.

E se você não conseguir adiar uma decisão até Mercúrio retrógrado passar?

E se você não puder esperar algumas semanas? Nesse caso, você pode ter que proceder de qualquer maneira. Faça isso sabendo que as condições em torno da situação provavelmente mudarão, então planeje ser flexível. Por exemplo, se você está olhando para um ótimo apartamento, você pode ter que assinar o contrato ou arriscar perdê-lo. No entanto, antes de fazer, faça muitas perguntas.

Se você está comprando uma casa, contrate um engenheiro de ponta para conferir, ou obtenha opiniões de dois engenheiros. Esteja pronto para algo surgir. Faça tudo o que puder para prolongar o processo: diga que seu advogado está fora da cidade ou no tribunal. Digamos que você estará em Paris durante esse tempo!

Minha própria filha assinou novamente seu contrato durante o período retrógrado (ela é Áries e, como típico de Áries, Diana não gosta de ouvir as regras). Quatro meses depois, o senhorio vendeu o prédio e Diana foi forçada a se mudar imediatamente. Um ano depois, meu pequeno Áries comprou um computador durante o retrógrado. (“É um Mac, o que poderia dar errado?”) Nada deu errado, exceto o julgamento dela. Mais tarde, ela disse que lamenta não receber o modelo mais caro com uma tela muito maior. Ela finalmente vendeu seu novo laptop Mac para um amigo, comprou um desktop Mac com a tela grande que precisava e está feliz agora.

Há alguma exceção à regra?

“Não planeje grandes ações durante um retrocesso”? Sim!

De fato, apesar do que acabei de dizer, há situações em que você pode avançar, cautelosamente, durante o Mercúrio retrógrado. O principal momento que você pode é voltar para o passado, seja para corrigir algo ou fazer mais com uma pessoa que você conhece e admira.

Se o seu editor lhe dá uma tarefa que foi colocada em segundo plano há um ano, e voltou à vida novamente, prossiga!

Aqui está outro exemplo: digamos que você esteja desempregado e procurando um novo emprego. Seu antigo patrão (com quem você gostou de trabalhar em um emprego anterior) convida você a se juntar à empresa que ele é agora, como membro da equipe. Neste caso, você estará voltando para um relacionamento profissional anterior que você realmente iniciou há muito tempo atrás, e isso é simplesmente uma situação contínua. Neste caso, você pode pegar o trabalho.

Os leitores perguntam: “Bem, eu comecei uma entrevista para um novo emprego antes do mercúrio retrógrado, mas a oferta para o novo emprego foi feita após Mercúrio retrógrado. Tecnicamente, conheci o entrevistador por algumas semanas antes do mercúrio retrógrado, então não posso aceitar o trabalho? ”Na verdade não. Neste caso, você não teve nenhum histórico real com este entrevistador ou empresa. Desculpe, isso não se aplica. No entanto, se você está desesperado e mal precisa encontrar um emprego, aceite, mas perceba que não será uma solução de longo prazo. Você pode estar procurando novamente em breve, possivelmente porque não gosta de nada sobre esse novo emprego. Isso pode ser bom para você, pois pelo menos você terá renda por um curto período de tempo, o que é melhor do que nenhuma renda. Além disso, diz-se ser mais fácil encontrar um novo emprego depois de ter um, portanto, nesse sentido, pode ser útil fazer um trabalho temporário de curto prazo.

E se você desse uma oferta em uma casa que você amava e queria, mas que foi rejeitada. Você pode voltar e fazer uma nova proposta na mesma casa durante o retrocesso, mesmo meses depois (supondo que a casa ainda não tenha sido vendida)? Sim. Neste caso, você tem uma história com a casa, as pessoas que moram lá e seu corretor. Este seria realmente um bom momento para “refazer” seu lance e enviá-lo novamente. Quando se trata de exceções, se você tem uma história com a pessoa ou situação, você pode proceder com cuidado durante o período retrógrado de Mercúrio.

E se você nasceu sob mercúrio retrógrado?

Foi dito por alguns astrólogos que as pessoas que nasceram sob Mercúrio retrógrado estão imunes a grande parte do caos desta fase, mas não concordo que isso seja verdade. (Eu nasci enquanto Mercúrio estava em retrocesso, e eu sempre acho esses períodos bastante difíceis, talvez porque eu trabalhe em publicações dominadas por Mercúrio!)

Você pode descobrir se você nasceu sob estas fases, verificando sua roda horóscopo natal. O símbolo do planeta Mercúrio terá um pequeno “R” abaixo dele na roda do horóscopo.

Dizem que as pessoas nascidas nessa fase têm naturezas filosóficas e reflexivas que as ajudam a pensar em conceitos complexos de maneira bastante criativa. Nunca se preocupe em ter um bebê durante um desses períodos retrógrados – é sempre um bom momento para ter um filho!

Período sombrio iminente de Mercúrio

À medida que Mercúrio se aproxima de seu “ponto de troca” (o dia em que realmente se torna retrógrado), ele progredirá ao longo de um caminho que mais tarde retrairá no céu nas próximas semanas. O período de duas ou três semanas antes de Mercúrio retrógrado é chamado de “período de sombra iminente”. Se você iniciar algo importante durante esse período de sombra – isto é, no tempo antes de Mercúrio começar a retrogradar – você ainda poderá encontrar problemas.

Se você tiver a opção de assinar papéis ou iniciar uma ação antes de Mercúrio retrógrado ou logo após o término do retrogradamento, não há dúvida de que eu sugiro que você espere e aja depois. Tente garantir um pouco de espaço para respirar (alguns dias ou até melhor, duas semanas) a partir da data em que Mercúrio for direto, por segurança. Não vale a pena correr para fazer as coisas antes que Mercúrio fique retrógrado. Esperar é sempre a opção mais sábia.

Aqui está outro ponto vital a ter em mente: Mercúrio é mais poderoso nas datas de início e término de seu retrocesso. Eu os chamo de datas de “suporte para livros” do retrógrado, e estática e poeira parecem preencher o ar mais visivelmente do que em qualquer outro momento.

A data das eleições presidenciais de 2000 (quando o presidente Bush foi declarado vencedor) estava em um dia em que Mercúrio deveria se tornar direto. Este é um bom exemplo dos problemas que podem ocorrer exatamente quando o planeta está virando para frente ou para trás. Nesse caso, foram semanas até que o vencedor da eleição fosse escolhido.

Este ponto merece reiteração: sempre espere dois dias, no mínimo, depois que Mercúrio avança para a velocidade direta normal antes de começar a iniciar projetos ou fazer grandes compras. Quanto mais tempo você permitir depois que este planeta for direto, melhor. Se você puder esperar duas semanas, melhor ainda.

Mercúrio retrógrado é de todo ruim? De jeito nenhum!

Embora esses períodos retrógrados de Mercúrio possam ser frustrantes, eles também costumam ser úteis, pois nos permitem reavaliar, revisitar, retomar, refazer e redesenhar nossos planos. Às vezes nos apressamos na vida sem considerar plenamente nossas suposições ou ações básicas. Mercúrio retrógrado nos permite parar, olhar, ouvir e redirecionar nossas energias de forma mais produtiva. Mercúrio também nos ajuda a encontrar o fechamento para certas situações.

Reconectar-se com velhos amigos e parentes é muito comum durante os períodos retrógrados, e isso pode ser um dos lados mais positivos e divertidos da órbita retrógrada deste planeta. Se você ouvir de um velho amigo ou colega durante Mercúrio retrógrado, eu sinto que há uma forte razão para isso. Parece-me que há algo que vocês dois devem fazer ou planejar juntos.

Todos podemos nos beneficiar de olhar mais de perto as situações com maior profundidade, o que acontece quando Mercúrio retrograda. Os períodos retrógrados de mercúrio são como andar pela cola, então eles tendem a nos desacelerar, o que às vezes pode ser uma bênção.

Aqui estão alguns exemplos de maneiras pelas quais Mercúrio retrógrado pode ajudá-lo:

  • Talvez você tenha trabalhado em um projeto que parece ter seguido o caminho errado. Quando o Mercúrio retrógrado, pode ficar evidente que o projeto precisa ser ligeiramente alterado ou redirecionado. Mesmo que você não tenha conseguido o que queria originalmente, se você argumentar persuasivamente, as coisas podem seguir seu caminho agora.
  • Você empaca ao aceitar uma oferta de emprego, e eis que, um melhor vem no seu caminho nesse meio tempo.
  • Você se abstém de comprar um item caro e, dentro de algumas semanas, o item cobiçado é colocado à venda e você ficará contente por ter esperado.
  • Se uma reunião for adiada ou cancelada, você terá mais tempo para coletar informações adicionais que provavelmente serão muito úteis.
  • Se você está em vendas, volte para antigos clientes e clientes. Você pode fazer melhor solicitando mais negócios de pessoas que sempre confiaram em você do que tentando ampliar seu alcance em novos territórios de vendas. Ex-clientes gostam de ser contatados e, sob o Mercúrio retrograde, você terá tempo para fazê-lo.
  • Objetos ausentes podem ser encontrados. Aquela linda pulseira não estava perdida afinal – estava na sua estante, atrás do seu livro favorito!

O que mais você deve fazer durante os períodos retrógrados de mercúrio?

Seria um ótimo momento para reorganizar seus arquivos ou armários. Arrume as roupas que você não usa há algum tempo e entregue para caridade. Polonês seus sapatos e decidir quais precisam de reparo, e enquanto você está nisso, decidir quais aparelhos precisam ser tomados em reparação também. Estranhamente, tão ocupados como estamos, durante estas fases, parece que sempre encontramos mais tempo para fazer as coisas. Quando você limpa seus armários, você encontrará tesouros que você pensou que perdeu ou esqueceu completamente, sempre um bônus de passar por coisas que você não vê há algum tempo.

Mercúrio governa qualquer coisa que comece com “re”: refazer, reavaliar, reparar, repetir, redesenhar ou revisitar. É sempre da natureza humana querer ouvir que as novas oportunidades estão chegando, mas precisamos nos concentrar na qualidade do nosso trabalho e melhorá-lo da melhor maneira possível. Muitas vezes, esse é um uso melhor do nosso tempo do que buscar continuamente a mais nova ideia. O mercúrio retrógrado permite que você seja completo e aperfeiçoe seu desempenho.

Não assuma que tudo está errado durante o retrocesso de Mercúrio – às vezes as coisas funcionam a seu favor. Se você é autônomo e recusou uma tarefa porque o preço que o cliente estava disposto a pagar era muito baixo, esse mesmo cliente pode voltar após o retrogradamento (depois que ele vê muitos outros recusando sua oferta) – e você recebe o projeto afinal, pelo preço certo. As pessoas reconsideram sua postura quando Mercúrio está retrógrado e, em alguns casos, as condições acabam sendo mais favoráveis ​​a você do que antes.

Como você pode ver, Mercúrio retrógrado não é de todo ruim – você pode contar com isso!

Veja também:

  • Saturno retrógrado
  • Marte retrógrado
  • Júpiter retrógrado
  • Urano retrógrado
  • Netuno retrógrado
  • Vênus retrógrado
  • Plutão retrógrado
vinicius ribeiro astrólogo

Astrólogo com mais de 32 anos de profissão. Estudioso de Astrologia desde 1986, consultor, escritor, conferencista nacional e internacional. Atualmente à frente do Oficina de Astrologia realizando a divulgação de cursos, palestras e workshops em diversas cidades do país e do mundo 🌎.

4 ideias sobre “Mercúrio retrógrado: tudo o que você precisa saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *