Marte em Capricórnio: significado e características

marte em capricórnio

Se no seu Mapa Astral você tiver Marte em Capricórnio, isso te faz uma pessoa que têm grandes ambições, muitos problemas para chegar ao objetivo que desejam e são muito motivadas para o sucesso. Podem ser também vingativos, obstinados e teimosos. Por que será que isso acontece?

Confira nesse artigo quais são as características do planeta Júpiter e o que ele rege em sua vida, bem como de que modo o significado de ter Marte em Capricórnio pode afetar sua personalidade, sorte, vida amorosa, entre outras áreas.

O que significa ter Marte em Capricórnio?

Com seu Marte em Capricórnio, esse signo de Terra definitivamente capacitará o planeta de ação, pois opera maravilhosamente no ambiente sério e estruturado que o signo oferece. Esse posicionamento é ótimo para alcançar metas, pois concede resistência e poder para suportar dificuldades; o nativo não vai parar de perseguir seus objetivos e, mesmo quando as coisas ficam difíceis, ele sempre encontra essa força extra para continuar. Marte em Capricórnio concede esse tipo de robustez não apenas ao caráter do nativo, mas também ao seu corpo. Por outro lado, esse posicionamento natal de Marte também pode diminuir as emoções do indivíduo, tornando-o bastante insensível e concentrado no pragmatismo e na realidade.

Marte geralmente governa a atividade e nossa motivação, pelo que lutamos e pelo que conquistamos também. O planeta vermelho governa nossas ações e onde colocamos nossa energia para obter resultados, mas também pode mostrar área da vida em que lutar por nossos objetivos recebe resistência de outras pessoas (ou da própria vida). Naturalmente, esse planeta também está conectado a qualquer tipo de violência e raiva, pois é bastante abrupto, impaciente e explosivo. Desde os tempos antigos, o planeta ardente tomou o nome do deus grego da guerra, Ares, e seu equivalente romano: Marte. Sua energia é extremamente masculina, simbolizando (junto com o Sol, um lado do eixo duplo do Sol com a Lua) o arquétipo do homem. Sua contraparte oposta é, obviamente, Vênus. Um fato interessante é que, mesmo os antigos eram cuidadosos ao lidar com os poderes que o deus Ares (Marte) representava. Havia poucos templos de Ares, em comparação com todos os outros deuses do panteão grego, eles evitavam invocá-lo. Naturalmente, ele estava recebendo sua parte de respeito, mas sem cultos especializados de adoradores, já que guerras e violência sempre foram coisas indesejadas. Ao analisar isso por um filtro psicológico, o único fato de não fazerem muitas festividades em seu nome o tornou difícil de alcançar no subconsciente e no inconsciente das massas de indivíduos. Dessa forma, ele estava em um modo bastante ocioso, sendo invocado apenas quando a guerra já havia explodido, a fim de elevar os espíritos e criar um frenesi sagrado para os guerreiros.

No signo de Capricórnio, Marte está em exaltação e, portanto, em sua potência mais alta. Capricórnio está localizado diretamente oposto ao signo de Câncer, onde Marte é considerado no outono e suas funções são bastante prejudicadas. Capricórnio é o décimo signo do zodíaco e tem Saturno como seu planeta regente. Capricórnio também é o governante natural da décima casa, que governa nossa carreira, imagem pública e sucesso, dominação e poder. Também devemos observar que Marte precisa de cerca de dois meses para passar para o próximo signo, enquanto viaja pelos céus. Uma vez a cada dois anos, Marte tem um período de movimento retrógrado, onde parece se mover para trás na tela celestial por aparentemente dois meses. 

Marte em Capricórnio é um ótimo posicionamento para se ter em um mapa astral, considerando que Marte é visto como um planeta maléfico. Marte pode se sentir reprimido em muitos outros signos, sendo incapaz de expulsar suas características muito dinâmicas de maneira saudável. No entanto, no signo de Capricórnio, ele encontra o terreno estável necessário para o progresso, enquanto também a seriedade para estruturar suas táticas. Poderíamos dizer que, quando colocado em Capricórnio, Marte opera melhor do que quando, nos signos de seu próprio governo, Áries e Escorpião. O motivo é que as energias de Capricórnio e Saturno que fluem através dele podem conter os rápidos impulsos marcianos, tornando todos os movimentos e escolhas do portador do gráfico mais sábios e calculados. Marte em Capricórnio tem o mesmo impulso forte que em Áries e Escorpião, mas não se apressa em fazer suas ações, usando a lógica em vez da intuição. Assim, esse nativo pode atingir seus objetivos com maiores taxas de sucesso, mesmo que demore um pouco mais. Além disso, Capricórnio faz com que a energia marciana dure por muito tempo, em oposição a Áries, que fornece uma enorme quantidade de energia no começo, que gradualmente pode diminuir. Poderíamos comparar um indivíduo de Capricórnio a Marte com uma cabra de montanha. Eles podem escalar os penhascos mais difíceis e, ao mesmo tempo, estar seguros e estáveis ​​durante sua ascensão.

Características das pessoas com Marte em Capricórnio

homem de marte em capricórnio contendo a raiva sentado com o mar ao fundo

Marte em Capricórnio pode fazer com que um indivíduo mantenha sua raiva, mas não a esqueça – até que seja a hora da vingança. Eles têm a capacidade de lidar com explosões e impedir tais procedimentos comportamentais, mas apenas de canalizá-los taticamente de maneira a serem mais eficazes. A vingança deles é de sangue frio, programada e muitas vezes mais feroz do que o que eles sofreram com o oponente. Se você tiver essa personalidade, tenha muito cuidado com essas ações, pois poderá desencadear uma série de eventos de vingança – especialmente se a outra pessoa tiver características semelhantes. Além disso, usar seu Marte de maneira a ativar o lado sombrio definitivamente trará as perdas finais nas áreas da vida que Marte (e Capricórnio) governam pela localização da casa. Os planetas conectados por aspectos ao seu Marte natal também podem sofrer, e as respectivas áreas da vida em que esses planetas também estão envolvidos.

Marte em Capricórnio é uma das colocações que podem criar viciados em trabalho. O nativo gosta da sensação de estar cansado do trabalho, enquanto também pode gostar quando seu corpo está cansado da atividade física em geral. Ele respeita outras pessoas que fazem o mesmo e valoriza a seriedade e a responsabilidade nos outros. Por outro lado, as pessoas de Capricórnio em Marte sentem nojo de pessoas preguiçosas que não se envolvem em atividades sérias, indivíduos impraticáveis ​​e irresponsáveis ​​e almas excessivamente sentimentais. O mundo material é muito importante para eles, fazendo com que se sintam bastante indiferentes em relação à teoria, ideias e até arte (a menos que estejamos falando do valor financeiro de uma obra de arte!).

Quando uma pessoa tem seu Marte em Capricórnio, ela pode ter subconscientemente copiado muitas características de seu pai ou avô – definitivamente de alguma figura masculina dominante de sua vida. Essa figura masculina era sem dúvidas um arquétipo despótico, bastante frio em relação às emoções, e provavelmente exercia controle sobre o próprio nativo. Não podemos dizer que o nativo tenha algum tipo de afeto por essa pessoa; os sentimentos que prevaleciam provavelmente eram uma mistura de medo e respeito. O jovem nativo provavelmente se esforçou para cumprir todas as ordens e tarefas impostas por essa pessoa, para se sentir aceito e não repreendido por falhas. 

Indivíduos portadores desse posicionamento podem ter problemas de saúde nas áreas corporais que Capricórnio governa. Dentes e ossos são as principais partes do corpo que podem sofrer e um Marte de aspecto adverso indica fraturas das partes esqueléticas. O nativo deve ter um cuidado especial com os joelhos e articulações. Além disso, pode haver alguns problemas de pele, e Marte tende a causar coceiras e inflamação.

Sexualmente, as pessoas de Marte em Capricórnio podem ser muito ativas até a velhice – se não estiverem gastando toda a sua energia e tempo em sua carreira. Eles são muito dominantes em relação a seus parceiros e, uma vez conquistados por alguém, exigem estabilidade e seriedade em suas relações. Os fetiches comuns que podem surgir também estão conectados ao controle, com um nativo desfrutando dominando o corpo do parceiro. Em algumas ocasiões, pode haver tendências sádicas e eles gostam de causar dor e torturar na cama. No entanto, eles tendem a manter sua vida privada longe dos olhos do público, geralmente usando uma máscara assexuada e séria ao seu redor. Além disso, eles têm a capacidade de suprimir totalmente sua libido durante períodos de tempo com muita carga de trabalho e se dedicando completamente a seus objetivos de carreira.

Quando um Marte em Capricórnio está bem aspectado em um mapa astral, o nativo será muito ativo na área da vida que o signo de Capricórnio governar, vencendo suas batalhas com relação a esses assuntos da casa. Ele dedicará incansavelmente sua energia, enfrentando com êxito todas as possíveis dificuldades e problemas e desfrutando da conquista dos objetivos desejados. As vitórias nessas áreas darão a ele a sensação do guerreiro que levanta a espada e grita quando a batalha termina e o oponente é derrotado. Pelo contrário, aspectos ruins para Marte podem trazer muitos problemas, principalmente relacionados à raiva e colocar esforços demais em vão. Além disso, quando os traços mais sombrios de Marte são despertados por aspectos natais difíceis, a pessoa de Marte em Capricórnio pode experimentar situações de guerra de rivais, muita turbulência e até derrotas.

Marte em Capricórnio: aspectos principais

mulher de marte em capricórnio pensando estrategicamente sua carreira

Esse é um dos signos de Marte mais intimidantes do Zodíaco. Marte, quando recebe o poder de Capricórnio, tem uma força silenciosa que você sente e sabe que não deve mexer. A vontade de Marte é forte, sendo esse um sinal fundamental. É também um planeta com muita potência e capacidade de negar gratificação a curto prazo, em favor de algo mega substancial. Capricórnio é um signo que busca o que é duradouro e pode sobreviver. Há um forte senso de delegação e entrega de um negócio, propriedade ou mundo para as gerações futuras.

Marte em Capricórnio age estrategicamente, especialmente quando se trata de mudanças na carreira. É possível dizer que Marte em Capricórnio está jogando um longo jogo. Eles gravitam para pessoas influentes e têm um instinto de saber quais conexões valerão a pena. Marte é o impulso mais puro, para que possamos olhar para o lado escuro de Capricórnio, ou seja, os seus traços mais sombrios. Algumas pessoas de Marte em Capricórnio podem ser muito materialistas e dispostos a fazer o que for preciso para ganhar fortuna.

Entretanto, isso é em grande parte o resultado do materialismo extremo que obscureceu nosso mundo. É uma característica de sobrevivência aprendida por muitos. Se olharmos os instintos mais profundos de Capricórnio, veremos qualidades plausíveis, como querer preservar a herança para as gerações futuras.

a) Grande ambição: Marte em Capricórnio precisa de grandes montanhas para escalar na vida. Você ganha vida quando há resistência e mostra uma força enorme na busca de seus objetivos. Você tem muito autocontrole e não aceita bem as ordens dos outros. Você entra na liderança desde cedo e carrega um ar de autoridade. Você pode adotar a atitude de que os “fins justificam os meios”, que podem conduzir o caminho da crueldade. Você almeja o domínio no campo escolhido e mantém os olhos no maior prêmio. Você pode ser conservador e assumir a posição que todos almejam. Você é mais discreto para mostrar a um homem como pescar do que descarregar uma remessa de peixes. Marte e um campeão para o Sol, e em Capricórnio, você tem uma vontade tenaz de ir longe.

b) O foco no que quer: você é imparcial, completo e persistente. Se algo te irrita, você não fica bravo, você se torna ainda mais bem-sucedido. Riqueza e status podem ser motivadores, mas também podem deixar um legado duradouro do qual você se orgulha. Você não gosta de reinventar nada, preferindo se basear nas tradições que se mostram duradouras. Você tem a capacidade de visualizar um resultado final realista e trabalhar incansavelmente para alcançá-lo.

c) Sensualidade terrena: Sua natureza sexual é terrena e poderosa. Você leva seus compromissos a sério, embora mantenha um senso de autonomia orgulhosa nos relacionamentos. Você pode não ser emocional ou afetuoso, mas tem uma sensualidade central que é palpável e atraente para quem você conhece. Para você, o poder é um afrodisíaco, e você é atraído por aqueles que aprimoram o seu ou o exibem. Falando em Afrodite, olhe para o seu signo de Vênus, para ver o que também o atrai. Você pode ser um pouco frio e calculista quando se trata de garantir o parceiro certo. Você pode ser atraído por pessoas de status alto, mesmo que esse seja alguém muito cobiçado. No entanto, você será testado se a estrela cair algum dia, especialmente se sofrer uma queda pública. É provável que você não se sinta atraído por alguém que não respeita. Você é atraído por pessoas com talento e que sabem como usá-lo para alcançar o sucesso mundano.

Veja também:

1 comentário em “Marte em Capricórnio: significado e características

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *